Leia no Boletim da ANBA desta segunda-feira (04) que a filial brasileira da trading de commodities RCMA Group vai participar pela primeira vez da Gulfood, feira de alimentos e bebidas que ocorre de 17 a 21 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A companhia irá expor no pavilhão da
Câmara de Comércio Árabe Brasileira. “Temos muitos negócios com a África e o Oriente Médio e já visitamos a Gulfood nos últimos anos, e para este ano decidimos participar com o estande da Câmara Árabe para fazer a manutenção de contatos e prospectar novos clientes”, disse o diretor da RCMA no Brasil, Felipe Ferraz. No País, a empresa atua com exportação de açúcar.
Saiba também que o Museu do Café, em Santos, no litoral de São Paulo, realiza a pesquisa Memórias do Café Árabe. É um projeto de história oral em que imigrantes de países árabes são entrevistados sobre o grão. A iniciativa surgiu quando a diretoria da instituição santista estabeleceu contato com o Museu do Café de Dubai. O preparo da bebida na região do Golfo é completamente diferente do modo ocidental. “Percebemos que a cultura do café árabe, mesmo na área do barismo, é pouco estudada. Você tem só a forma de fazer o café, mas não vê que há por trás ritos e tradições”, afirmou o pesquisador Bruno Bortoloto.
Confira ainda que o escritor e juiz aposentado Romeu Abílio escreveu um segundo livro que tem como pano de fundo a imigração árabe no interior de Minas Gerais. Depois de “Lembranças Minurcas”, obra de não-ficção publicada em 2016, agora Abílio - ele próprio descendente de árabes - lança “Ibrahim Hanna e Excêntricos Sírio-Libaneses no Sul de Minas”, publicação que mistura ficção e realidade. “A ideia do livro é essa, não deixar nossa cultura morrer”, declarou o autor à repórter Bruna Garcia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário