domingo, 6 de outubro de 2019


PORTOS SECOS E ZIEP NA FERROVIA DE CARAJÁS E FERROVIA NORTE SUL DO BRASIL.
AUTORIA MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
MARABÁ(PA)BRASIL 29-08-2019
APRESENTAÇAO

A FERROVIA DE CARAJÁS liga PARAUAPEBAS PA,MARABÁ PA.AÇAÍLANDIA  MA,SANTA INÊS MA,SÃO LUIZ MA .
 A FERROVIA NORTE SULDO BRASIL atualmente liga ESTRELA DO OESTE SP,OURO VERDE GO,SANTA HELENA GO,GOIANIA GO,ANÁPOLIS GO,CAMPINORTE GO,FIGUEIRÓPOLIS TO,GUARAÍ TO,GURUPÍ TO, PALMAS TO,COLINAS DO TOCANTINS TO,PARAISO DO TOCANTINS,ARAGUAÍNA TO ,ESTREITO MA,PORTO FRANCO MA,IMPERATRIZ MA,AÇAÍLANDIA MA ;tendo projeto no futuro de ser prolongada para o sul a LONDRINA PR,RIO GRANDE RS;para o norte tem projeto de prolongar 500 km de AÇAÍLANDIA MA a BARCARENA /BELÊM PA .

AS MINHAS SUGESTÕES:
Estabelecer os portos secos para despois transformar elas em ZIEP ZONAS DE IMPORTAÇÃO E, EXPORTAÇÃO E PROSCESAMENTO    queas FERROVIAS NORTE SUL DO BRASIL e CARAJÁS  passam por uma região agrícola produtora de grãos e em franca expansão de industrias .
Em primeiro lugar estabelecer PORTOSECOS/ZIEP em AÇAÍLANDIA MA na convergencia  das FERROVIAS DE CARAJÁS com a NORTE SUL DO BRASIL .
Em segundo lugar estabelecer portos secos com a transformação posterior em ZIEP em PARAUAPEBAS PA ,MARABÁ PA,SANTA INÊS  MA ao longo da FERROVIA DE CARAJÁS.
Em terceiro lugar estabelecer PORTOS SECOS para despois se converter em ZIEP :ESTRELA DO OESTESP, OURO VERDE GO,SANTA HELENA GO,GOIANIA GO,NA´POLIS GO,CAMPINORTE GO,FIGUEIRÓPOLIS TO(ENCONTRO COM A FERROVIA DE INTEGRAÇÃO OESTE LESTE),GUARAÍ TO, GURUPÍ TO,PALMAS TO, COLINAS TO, PARAISO TO, ARAGUAÍNA/BABAÇULANDIA TO(ONDE JÁ TEM O TERMINAL FERROVIARIO),ESTREITO/PORTO FRANCO MA ,IMPERATRIZ MA, BARCARENA PA.
Em quarto lugar o traçado recomendado da FERROVIA NORE SUL  DO BRASIL seria de AÇAÍLANDIA,DOM ELISEU PA, SANTA MARIA DO PARÁ,CASTANHAL PA ,ALÇAS DO PARÁ,BARCARENA PA(CONTRUINDO UMA  PONTE RODO FERROVIARIA NA BAHIA DE GUAJARÁ),BELÉM PA  estabelecendo PORTOS SECOS e posteriormente ZIEP em DOM ELISEU PA ,SANTA MARIA DO PARÁ,BARCARENA  PA .
Em quinto lugar o traçado sul recomendado para A FERROVIA NORTE SUL seria ESTRELA DO OESTE SP LONDRINA PR,PONTA  GROSSA PR,VIDEIRA SC, TUPANCIRETÁ RS,GETULIO VARGAS RS,CRUZ ALTA RS,SANTA MARIA RS(APROVEITANDO O TRAÇADO JÁ EXISTENTE DE BITOLA ESTREITA CONVERTENDO  EM BITOLA MISTA DE 1 METRO+1,60 METRO),sendo prolongada a SÃO GABRIEL RS ,para ligar o ramal SÃO GABRIEL RS,DOM PEDRITO RS,BAGÉ RS ,PELOTAS RS ,RIO GRANDE  RS
Podendo estabelecer PORTOS SECOS e posteriormente ZIEP em LONDRINA PR ,PONTA GROSSA, PR,VIDEIRA SC,CRUZ ALTA RS,TUPANCIRETÁ RS.GETULIO VARGAS RS,SANTA MARIA RS,SÃO GABRIEL RS,DOM PEDRITO RS,BAGÉ RS,PELOTAS RS ,RIO GRANDE RS.
Em sexto lugar ligar A FERROVIA NORTE SUL DO BRASIL com ARGENTINA e URUGUAI  cujos traçados já existem sendo que A FERROVIA MESOPOTÁMICA GENERAL URQUIZA(LESTE DA ARGENTINA É BITOLA MÉDIA,A MAIORIA DA ARGENTINA É BITOLA LARGA) e URUGUAI que é bitola média ,neste caso se unificaria na bitola larga de 1,60 metro, de  SANTA MARIA RS seguiria a CAEQUÍ RS  onde um ramal partiria a ROSARIO DO SUL RS ,SANTANA DO LIVRAMENTORS/RIVERA URUGUAI seguindo a MONTEVIDÉU URUGUAI,; e outro ramal seguiria de CACEQUÍ RS pelo traçado já exsitente a ALEGRETTE RS,URUGUAIAAN RS/PASO DE LOS LIBRES-CORRIENTES- ARGENTINA para seguir a BUENOS AIRES,já que pela PONTE INTERNCIONAL PASO DE LOS LIBRES/URUGUAIANA tem um grande fluxo de trens e auto´moveis e camiões  tendo as ESTAÇÕES ALFANDEGARIAS DE PASO DE LOS LIBRES EURUGUAIANA onde osvagões ARGENTINOS E BRASILEIROS se encontram mais não encaxam por diferença de bitola ;ligndo a FERROVIA NORTE SUL DO BRASIL á FERROVIA CENTRAL URUGUAI poderia permitir chegar ao PORTO MARÍTIMO/FLUVIAL DE MONTEVIDÉU,assim como no RIO URUGUAI SALTO,PAYSANDÚ,FRAY BENTO,NUEVA PALMIRA; ligando a FERROVIA NORTE SUL DO BRASIL Á FERROVIA MESOPOTÁMICA GENERAL URQUIZA ligaria a BUENOS AIRES podendo O BRASIL também exportar em carater auxiliar pelos PORTOS DA MESOPOTAMIA ARGENTINA NOS RIOS PARANÁ E URUGUAI tendo bons portos de ultarmar  na PROVINCIA DE ENTRE RIOS (ARGENTINA):CONCORDIA,COLÓN,CONCEPCIÓN DEL URUGUAY ,GUALEGUAYCHÚ no RIO URUGUAI;NO RIO PARANÁ :CIUDAD DE PARANÁ,VICTORIA,IBICUY.
Com isso poderia ser estabelecido PORTOS SECOS para evoluir em ZIEP EM URUGUAIANA RS,ALEGRETTE RS ,CACEQUÍ RS,ROSARIO DO SUL RS,SANTANA DO LIVRAMENTO/RIVERA (FRONTEIRA SECA BRASIL URUGUAI )
CONCLUSÕES:
O TRAÇADO SENTIDO SUL JÁ EXISTE É SÓ MODERNIZAR ELE
GERARIA NOVOS EMPREGOS
INTENSIFICARIA O COMERCIO E O TURISMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário