sábado, 5 de outubro de 2019


INTEGRAÇÃO RODOVIARIA DO MERCOSUL
AUTORIA:MARIO ALBERTOBBENEDETTO LYNCH

DOCUMENTO ESCRITO EM PORTUGUÊS DO BRASIL
APRESENTAÇÃO:
O MERCOSUL  foi iniciado quando OS PRESIDENTES JOÃO BATISTA FIGUEIREDO(BRASIL) E JORGE RAFAEL VIDELA se encontraram em BUENOS AIRES em 190, houve aínda varios encontros ,mais posteriormenteem MONTEVIDEÚ(URUGUAI) se reuniram em 1988 RAUL ALFONSIN(ARGENTINA),JULIO MARIA SANGUINETTI(URUGUAI) E JOSÉ SARNEY(BRASIL) lançando as bases do MERCOSUL.Porém a arrancada se deu na reunião e carta de ASSUNÇÃO (PARAGUAI)em 1991  que se reuniram CARLOS SAUL MENEM(ARGENTINA),LUIS ALBERTO LACALLE(URUGUAI),FERNANDO COLLOR DE MELO(BRASIL), ANDRÉS RODRIGUEZ(PARAGUAI) prevendo que ate 1995 estaria funcionando  O MERCOSUL com a livre circulação de cidadãos,bens,serviços,capitais.
Em 1996 teve  a carta de encontro de SAN LUIS(ARGENTINA) que lançar convite ao restante da AMÉRICA DO SUL entrar no MERCOSUL,habendo interesse de BOLÍVIA,CHILE E PERU hoje países associados emLIVRE COMERCIO COM MERCOSUL .
A INTEGRAÇÃO RODOVIARIA
Com  a integração muitos eixos rodoviarios nacionais passam a ser eixos SUL AMERICANOS.
RUTA NACIONAL  9  URUGUAI+BR 101 ligando de MONTEVIDÉU-CHUI RS(FROTEIRA)-TOUROS RN BRASIL.
RUTA  NACIONAL 8 URUGUAI+ BR 116 ligando MONTEVIDÉU(URUGUAI)  a RIO BLANCO/JAGUARÃO(FRONTEIRA)   a FORTALEZA CE BRASIL.
RUTA NACIONAL 7 URUGUAI  + BR 153 ligando MONTEVIDÉU(URUGUAI)a MELO(URUGUAI),BAGÉ  RS ( FRONTEIRA) a  MARABÁ PA BRASIL.
RUTA NACIONAL 5 URUGUAI+BR 158  de MONTEVIDÉU,RIVERA/SANTANA DO LIVRAMENTO(FRONTEIRA) a MARABÁ PA BRASIL.
RUTA NACIONAL 3 URUGUAI+RS 163/BR 163+RUTA NACIONAL NACIONAL14 ARGENTINA a RUTA NACIONAL 3  URUGUAI liga MONTEVIDÉU a ARTIGAS/QUARAÍ(FRONTEIRA) segue como RS 163  ate FREDERICO WETSAFLEN a partir de então BR 163  a partir de então nas 3 cidades :BERNARDO DE IRIGOYEN(MISIONES-ARGENTINA) com DIONISIO CERQUEIRA SC BRASIL e BARRACÃO PARANÁ BRASIL a RUTA NACIONAL 14 ARGENTINA s eune a  BR 163 fazendo dela uma GRANDE PONTE LIGANDO AS BACIAS DO PRATA AO AMAZONAS de MONTEVIDÉU e BUENOS AIRES a SANTARÉM PA BRASIL, tendo ainda umantigo projeto de ligar a PARAMARIBO(SURINAME)
A BR 010 Liga BRASÍLIA  a BELÉM PA,porém teria que ser ligada pela ILHA DE MARAJÓ no estado de PARÁ a MACAPÁ AP para ligar á BR 156 que liga LARANJAL DO JARI AP,MACAPÁ,OIAPOQUE AP seguindo a CAIENA(GUINA FRANCESA),PARAMARIBO(SURINAME),GEORGESTOWN (GUIANA), em sentido contrario de LARANJAL DE JARÍ segue por RODOVIA ESTADUAL no PARÁ a ALMERIM PA ,podendo de BALSA ligar a PORTO MOAZ PA e seguir á RODOVIA TRANS AMAZÓNICA .
  A BR 174 inicia em CÁCERES MT segue a VILHENA RO,JUINA MT,COLNIZA MT aínda não foi aberta a MANAUS AM logo ela reinicia a BOA VISTA RR ,PACARAÍMA/SANTA HELENA,CARACAS(VENEZUELA),BOGOTÁ(COLÔMBIA).
RUTA NACIONAL  12 ARGENTINA+5 PARAGUAI+BR 277+BR 369 fazem um X Nas CATARATAS DE IGUAÇÚ a  RUTA NACIONAL  5  PARAGUAI vem  de ASSUNÇÃO e em FOZ DE IGUAÇÚ vira BR 277, A RUTA NACIONAL 12 ARGENTINA liga BUENOS AIRES  a FOZ DE IGUAÇÚ PR BRASIL ; A BR 369 liga FOZ DE IGUAÇU  PR,CAMPINAS SP,BELO HORIZONTE MG.
RUTA NACIONAL 11 ARGENTINA +RUTA NACIONAL 2 PARAGUAI + BR 163
Ligando BUENOS AIRES a ASSUNÇÃO(PARAGUAI),PRESIDENTE PEDRO JUAN CABALLERO/PONTA PORÃ ,DOURADOS MS ,SANATRÉM PA.
RUTA NACIONAL 9 ARGENTINA ligando BUENOS AIRES a LA PAZ(BOLÍVIA),LIMA PERU.
RUTA AUSTRAL DE CHILE + PANAMERICANA ligando PUNTA ARENAS(CHILE),SANTIAGO DE CHILE a ANCHORAGE(ALASKA-EUA) + RUTA NACIONAL 7 ARGENTINA ligando BUENOS AIRES  a SANTIAGO DE CHILE.
RUTA NACIONAL   3 ARGENTINA ligando BUENOS AIRES a USHUAIA(TERRA DO  FOGO-ARGENTINA).
RUTA NACIONAL 40 ARGENTINA que liga no extremo sul  USHUAIA(TERRA DO FOGO-ARGENTINA)  e no extremo norte LA QUIACA(JUJUY-ARGENTINA)
BR 364 ligando O BRASIL ao PERU por SAÕ PAULO,UBERLANDIA MG RIO VERDE GO ,RONDONÓPOLIS MT,CUIABÁ/VÁRZEA GRANDE MT VILHENA RO,PORTO VELHO RO,RIO BRANCO AC,CRUZEIRO DO SUL AC,LIMA PERU
BR  267 SÃO PAULO SP BATAGUAÇÚ MS ,PORTO MURTINHO MS ,VILLA MONTE(BOLÍVIA),ORURO(BOLÍVIA),IQUIQUE(CHILE).
BR 262 VITORIA ES,BELO HORIZONTE MG,MARÍLIA S,3 LAGOAS MS,CAMPO GRANDE MS,CORUMBA(FRONTEIRA,SANTA CRUZ DE LA SIERRA,COCHABAMBA(BOLÍVIA),ARICA (CHILE)+ LA PAZ-(BOLÍVIA),PUNO(PERU),AREQUIPA,ILO(PERU)
BR 070 BRASÍLIA,GOIANIA,,CUIABÁVÁRZEA GRANDE MT,CÁCERES(FRONTEIRA)/SAN MATIAS,SANTA CRUZ DE LA SIERRA.
BR 230+ BR 317(+BR 364) a BR 230 ou TRANSAMAZÓNICA liga CABEDELO PB , LÁBREA AM tendo projeto de abrir 800 km ate TABATINGA/LETÍCIA(FRONTEIRA) paar ligar em BOGOTÁ(COLÔMBIA), em LÁBREA inicia  a BR 317 que liga a RO BRANCO AC,ASSIS BRASIL(CONEXÃO A LA PAZ),IÑAPARI(PERU)-CUZCO a LMA e ILO(PERU).
A BR 242 que liga SALVADOR BA a SORRISO MT despois MT 242 a BRASNORTE MT ligando a JUINA MT,VILHENA RO  encontarndo a BR 364.
Em BOA VISTA RR játem um ramal que liga BOA VISTA ,BOM FIM RR(FRONTEIRA)/LETHEN,GEORGESTOWN(GUIANA)
RECOMENDAÇÕES;
1)Abrir a BR 174 de MANAÚS AM a COLNIZA MT, despois abrir em forma de VIADUTO pelo PANATNAL a CORUMBÁ MS PORTO MURTINHO MS ALIGANDO VIA BRASIL,BOGOTÁE CARACAS A ASSUNÇÃO   E  BUENOS AIRES.
2) Abrir a BR 163de SANTARÉM PA BRASIL  a PARAMARIBO(SURINAME),e em RIO GRANDE DO SUL FEDERALIZAR O TRECHO ate QUARAÍ RS .
3)FEDERALIZAR  como BR 156 de LARANJAL DO JARI AP?MONTE DOURADO PA a ALMERÍM PA,PORTO MOAZ PA, BELOS MONTES PA ,abrir ela acompanhando o RIO XINGU a  SÃO FELIX DO XINGÚ PA,SANTA CRUZ DO XINGÚ MT,SÃO JOSÉ DO XINGÚ MT,QUEERNCIA MT ,posteriormente federalizar a MT110 a QUERENCIA,CANARANA,TESOUSO,GUIRATINGA,ALTO GARÇAS MT.
4) A BR 210 ou PEIMETRAL NORTE jáestá aberta de  MACAPÁ AP ate adivisa do AP/PA abrir em PARÁ  ATE RORAIMA, já estando aberta de RORAINÓPOLIS,CARACARAÍ RR,SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA AM, ,abrir ela ate BOGOTÁ(COLÔMBIA),e abrir BR 230 ate TABATINGA. 
Também a BR 199 que seria uma rodovia de contorno OESTE sería aberta de CRUZEIRO DO SUL AC a companhando o RIO JAVARÍ na fronteira BRASIL/PERU  a BENJASMIN CONSTANT AM cruzaria o AMAZONAS  seguiria TABATINGA AM ,IPIRANGA AM,IÇANA AM onde encontraria a BR 210 ou PERIMETRAL NORTE.
 A RESTAURAÇÃO DA BR 319 de PORTO VELHO RO,MANAAUS AM



MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
MARABÁ(PA)BRASIL,25 DE JULHO DE 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário