| O adeus ao mestre
O Boletim da ANBA desta quarta-feira (27) comunica com tristeza a morte do professor Helmi Mohammed Ibrahim Nasr, ex-vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pioneiro no ensino do idioma árabe na Universidade de São Paulo (USP). Ele tinha 97 anos e faleceu no último domingo (24), no Cairo, Egito.
Nasr nasceu em 22 de março de 1922 em Mansoura, na região do Delta do Nilo, no Norte do Egito. Depois de estudar Literatura Árabe na Universidade do Cairo e fazer pós-graduação na Sorbonne, em Paris, na França, ele chegou ao Brasil em 1962 para lecionar na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Veio para ficar um ano. Ficou 53.
Na década de 1970, o professor ingressou na Câmara Árabe e fez parte da diretoria em sucessivas administrações, tendo sido um dos principais responsáveis pelo reconhecimento oficial da entidade pela União das Câmaras Árabes e pela Liga Árabe, em 1992.
Nasr publicou diversas obras didáticas, acadêmicas e traduções, sendo que a mais conhecida é uma edição bilíngue do Alcorão, o livro sagrado do Islã. A versão em árabe e português foi impressa em 2005 no Complexo Rei Fahd, de Medina, na Arábia Saudita, e distribuída no Brasil pela Câmara Árabe. No mesmo ano, ele lançou o Dicionário Árabe-Português, por ocasião da 1ª Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), em Brasília.
Em 2015, o professor, que havia ficado viúvo sete anos antes, decidiu se aposentar definitivamente da vida pública e voltar ao Egito para ficar mais próximo da família. “Me sinto sozinho”, disse Nasr à ANBA na época. “Completei minha missão. Vou terminar minha vida em paz”, acrescentou. Ele deixa o filho Mohamed Nasr, cardiologista no Cairo, duas netas, cinco bisnetos, um irmão e sobrinhos.
| |
Pela paz no Oriente Médio,harmonia entre todos os credos e povos . Pela integração entre America latina e oriente médio . Por la paz en ORIENTE MEDIO ,harmonia entre los credos y pueblos. For peace in the Middle East, harmony among all creeds and peoples. For the integration between Latin America and the Middle East
quinta-feira, 28 de novembro de 2019
Boletim da ANBA de 27 de novembro de 2019
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário