| O adeus ao mestre
O Boletim da ANBA desta quarta-feira (27) comunica com tristeza a morte do professor Helmi Mohammed Ibrahim Nasr, ex-vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pioneiro no ensino do idioma árabe na Universidade de São Paulo (USP). Ele tinha 97 anos e faleceu no último domingo (24), no Cairo, Egito.
Nasr nasceu em 22 de março de 1922 em Mansoura, na região do Delta do Nilo, no Norte do Egito. Depois de estudar Literatura Árabe na Universidade do Cairo e fazer pós-graduação na Sorbonne, em Paris, na França, ele chegou ao Brasil em 1962 para lecionar na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Veio para ficar um ano. Ficou 53.
Na década de 1970, o professor ingressou na Câmara Árabe e fez parte da diretoria em sucessivas administrações, tendo sido um dos principais responsáveis pelo reconhecimento oficial da entidade pela União das Câmaras Árabes e pela Liga Árabe, em 1992.
Nasr publicou diversas obras didáticas, acadêmicas e traduções, sendo que a mais conhecida é uma edição bilíngue do Alcorão, o livro sagrado do Islã. A versão em árabe e português foi impressa em 2005 no Complexo Rei Fahd, de Medina, na Arábia Saudita, e distribuída no Brasil pela Câmara Árabe. No mesmo ano, ele lançou o Dicionário Árabe-Português, por ocasião da 1ª Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), em Brasília.
Em 2015, o professor, que havia ficado viúvo sete anos antes, decidiu se aposentar definitivamente da vida pública e voltar ao Egito para ficar mais próximo da família. “Me sinto sozinho”, disse Nasr à ANBA na época. “Completei minha missão. Vou terminar minha vida em paz”, acrescentou. Ele deixa o filho Mohamed Nasr, cardiologista no Cairo, duas netas, cinco bisnetos, um irmão e sobrinhos.
| |
Pela paz no Oriente Médio,harmonia entre todos os credos e povos . Pela integração entre America latina e oriente médio . Por la paz en ORIENTE MEDIO ,harmonia entre los credos y pueblos. For peace in the Middle East, harmony among all creeds and peoples. For the integration between Latin America and the Middle East
quinta-feira, 28 de novembro de 2019
Boletim da ANBA de 27 de novembro de 2019
Boletim da ANBA de 25 de novembro de 2019
| Startup oferece produtos halal amazônicos
Conheça no Boletim da ANBA desta segunda-feira (25) a startup de cosméticos, fitoterápicos e alimentos funcionais naturais Biozer da Amazônia. A empresa com sede em Manaus acaba de obter certificado halal e pretende começar a exportar para o mundo árabe. A certificação garante que as mercadorias são próprias para o consumo de muçulmanos. A companhia fabrica óleos e outros itens naturais e veganos a partir de produtos amazônicos. O mercado pretendido é Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. “Sabemos que para chegar em Dubai tem que ter um ótimo produto, por isso fizemos a certificação halal, queremos que as pessoas utilizem os produtos da mesma forma que os caboclos e índios usam da floresta”, disse o diretor operacional da indústria, Domingos Amaral Neto (dir., na foto). A Biozer está se associando à Câmara de Comércio Árabe Brasileira para facilitar o processo de entrada no Oriente Médio. Confira os detalhes em reportagem de Bruna Garcia.
Leia também a história da família Bichara, de origem libanesa. O casal Tuffi e Marcia, e o filho Mateus, estão à frente da pousada e fazenda Cafezal em Flor, de Monte Alegre do Sul, no interior de São Paulo, e são pioneiros do agroturismo no estado. Além de curtir uma estadia no campo, os visitantes fazem uma imersão na produção de café. A propriedade produz e comercializa grãos especiais. Na semana passada, os três foram convidados a falar na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, sobre as oportunidades de negócios em fazendas de café como uma nova atração para turistas. “Os visitantes estão de corpo presente na lavoura, sentem o calor, os cheiros. Isso mexe com as pessoas”, afirmou Marcia à repórter Thais Sousa.
Destaque ainda para postagem de Alexandre Rocha sobre a Arábia Saudita no Blog da Redação. O aumento da presença feminina no mercado de trabalho é sinal evidente da transformação do país, assim como a proliferação de eventos de lazer em áreas públicas. O jornalista esteve por lá várias vezes desde 2008 e conta sobre as mudanças que observou na última visita, no final de outubro.
| |
domingo, 24 de novembro de 2019
Boletim da ANBA de 22 de novembro de 2019
| Abu Dhabi mostra suas oportunidades no Brasil
Saiba no Boletim da ANBA desta sexta-feira (22) que a Zona Industrial Khalifa (Kizad), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, realiza na próxima semana dois seminários para empresários brasileiros em Itajaí, Santa Catarina, e São Paulo. A organização é da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que tem escritório na cidade portuária catarinense e sede na capital paulista. A delegação dos Emirados vai contar também com representantes da autoridade portuária Abu Dhabi Ports e da agência de promoção de exportações Dubai Exports. Eles vão falar sobre os benefícios de investir na Kizad, as vantagens de usar os portos de Abu Dhabi como polos de comércio com o mundo árabe e sobre experiências de empresas do Brasil nos Emirados. Confira os detalhes em reportagem de Isaura Daniel.
Leia também que a Câmara Árabe irá ter um pavilhão na Anufood, feira de alimentos e bebidas que ocorre 09 a 11 de março de 2020, em São Paulo. O estante terá espaço para 15 expositores árabes, sendo que duas empresas do Catar já estão inscritas para participar. Para empresários do Oriente Médio e Norte da África será uma boa oportunidade para mostrar seus produtos no mercado do Brasil, e os brasileiros, por sua vez, poderão conhecer melhor o que os árabes têm a oferecer.
Ainda na área de alimentos, leia que a Minerva tem uma nova planta de abate de bovinos habilitada a exportar para a Arábia Saudita. Esta unidade fica na Colômbia e integra a Athena Foods, que pertence à companhia brasileira. O fundo saudita Salic detém 33% de participação no capital da Minerva.
| |
segunda-feira, 18 de novembro de 2019
Boletim da ANBA de 18 de novembro de 2019
|
sábado, 16 de novembro de 2019
sexta-feira, 15 de novembro de 2019
Boletim da ANBA de 14 de novembro de 2019
| Marroquina OCP planeja expansão no Brasil
Você está recebendo o Boletim da ANBA excepcionalmente nesta quinta-feira (14) em função do feriado nacional na sexta, 15 de novembro, Dia da Proclamação da República no Brasil. Destaque para reportagem de Isaura Daniel sobre os planos da marroquina OCP no mercado brasileiro. A gigante do setor de fosfato pretende abrir quatro novos locais de armazenagem no País em 2020, em Goiás, Minas Gerais, Pará e Santa Catarina. A empresa traz os produtos do Marrocos e os mantém em armazéns para pronta entrega aos clientes, que são misturadoras e distribuidoras de fertilizantes. “A gente internaliza tudo para o nosso cliente ter nossos produtos just in time do lado da fábrica dele”, disse o CEO da OCP do Brasil, Olavio Takenaka (dir., na foto), que participou do Fórum Brasil África, realizado esta semana, em São Paulo. A companhia está no Brasil desde 2010 e tem filiais em Paranaguá (Paraná), Rio Grande e Itaqui (Rio Grande do Sul), Rondonópolis (Mato Grosso) e Aratu (Bahia), além de dois escritórios na capital paulista. “O Brasil tem sido um dos grandes em crescimento no consumo de fertilizantes no mundo por décadas, e vai continuar a ser”, acrescentou o executivo.
Quem participou do Fórum Brasil África também foi o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Tamer Mansour. Afinal, dez dos 22 países árabes ficam no continente africano. Ele participou de um painel sobre o comércio agrícola internacional. O desenvolvimento por meio do agronegócio e os desafios da África nesta seara permearam os debates da conferência. De acordo com o economista chefe e diretor de pesquisa e cooperação internacional do banco de fomento Afreximbank, Hippolyte Fofack, 75% das importações de alimentos e produtos agrícolas do continente são provenientes do Brasil.
Na sede da Câmara Árabe, um ciclo de palestras mostrou que o comportamento do consumidor árabe está mudando e também as estratégias do varejo. A consultora de Inteligência Estratégica para Mercados do Oriente Médio e Norte da África da consultoria Euromonitor, Kinda Chebib, contou, por exemplo, que os canais digitais vêm crescendo e as lojas físicas estão se transformando de meros pontos de venda em locais de experiências para o consumidor. A diretora comercial da H2R Pesquisas, Alessandra Frisso, destacou a importância dos jovens no mercado consumidor árabe. “Essa região é muito dinâmica”, declarou Frisso. “É um povo que gosta de negociar”, concluiu a gerente de exportações da Minerva Foods, Janaína Azevedo.
| |
Boletim da ANBA de 06 de novembro de 2019
|
Boletim da ANBA de 08 de novembro de 2019
| Câmara Árabe terá agenda cheia na semana
O Boletim da ANBA desta sexta-feira (08) traz como destaque uma série de eventos que vão ocorrer na próxima semana com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Na segunda (11) e na terça-feira (12), executivos da entidade acompanham o Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil em visita a Manaus (foto), capital do Amazonas. Diplomatas de nove países vão conhecer a cidade e ver de perto as particularidades do estado, seus produtos e potencial para os negócios e outras áreas de cooperação. “Estas visitas abrem espaço para ideias, parcerias e a possibilidade de trocas e investimentos. Ao longo destes anos, e graças às nossas visitas, muitos projetos e parcerias foram iniciados entre os países árabes e o Brasil”, disse o embaixador da Palestina, Imbrahim Alzeben, que é o decano do conselho.
De segunda a quarta-feira (13), representantes da Câmara Árabe participam da 18ª Conferência de Empresários e Investidores Árabes (Abic) em Manama, no Bahrein. O fórum terá como tema “Indústria 4.0: moldando o futuro – inovação digital para um futuro melhor”. “O interessante dessa conferência vai ser a discussão voltada à inovação e à revolução digital pela qual o mundo árabe está passando. Isso é muito nítido principalmente em grandes mercados como Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita”, comentou a gerente de Relações Institucionais da entidade, Fernanda Baltazar.
E na terça-feira, na sede da Câmara Árabe, em São Paulo, será realizado um ciclo de palestras que tem como foco principal fazer com que os empresários brasileiros conheçam e entendam o consumidor árabe e seus hábitos de compras. Haverá apresentações sobre o tema da H2R Pesquisas Avançadas, da consultoria Euromonitor e da empresa Minerva Foods, e vai ser assinado um memorando de entendimentos entre a Câmara e a SP Negócios, agência de promoção de exportações e investimentos da cidade de São Paulo.
Confira ainda reportagem sobre o grupo saudita Alfanar, gigante do setor elétrico que procura negócios no Brasil.
| |
Boletim da ANBA de 04 de novembro de 2019
| Mato Grosso amplia exportações aos árabes
Leia no Boletim da ANBA desta segunda-feira (04) que o Mato Grosso aumentou suas exportações aos países árabes e passou da sexta para a terceira posição entre os estados brasileiros que mais vendem à região. Reportagem especial de Isaura Daniel mostra que o estado de forte vocação agrícola ampliou os embarques de produtos como milho, carne bovina, soja e óleo de soja, mas também de ouro. De janeiro a setembro de 2019, as vendas mato-grossenses ao Oriente Médio e Norte da África somaram US$ 1,1 bilhão. “O agro mato-grossense vem se profissionalizando há muitos anos, tendo ganhos de produtividade, fazendo uma agricultura sustentável e, obviamente, conseguindo ter preços competitivos e, de uma forma muito profissional, tem entrado em toda a Ásia e nos países árabes como um todo”, disse o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.
Saiba também que a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da petrolífera estatal saudita Saudi Aramco recebeu sinal verde da Autoridade do Mercado de Capitais do país, a Comissão de Valores Mobiliários local. Ainda não foi fixada uma data exata, mas a iniciativa deve ocorrer em dezembro. A abertura de capital decorre de uma promessa feita em 2016 pelo príncipe-herdeiro Mohammed Bin Salman, como parte do plano de abertura e diversificação da economia saudita Visão 2030. A oferta promete ser a maior do gênero já realizada.
Confira ainda a história do Robozão brasileiro que faz sucesso em países árabes. Criado pelo baiano Lei Almeida, o robô de 2,60 metros dança, fala e interage com o público em shows, feiras e eventos corporativos, e se apresentou nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita. “O Robozão tem tudo a ver com o povo árabe, a expressão corporal, musical e da dança fazem uma conexão divertida”, afirmou o criador do personagem à repórter Bruna Garcia.
| |
domingo, 3 de novembro de 2019
"Bolsonaro pretende usar dinheiro árabe em ferrovias do Acre ao Pacífico " Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/bolsonaro-pretende-usar-dinheiro-arabe-em-ferrovias-do-acre-ao-pacifico/ Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
"ASSINE
RepúblicaBreves
01/11/2019 12:04h
Bilhões de dólares
Bolsonaro pretende usar dinheiro árabe em ferrovias do Acre ao Pacífico
Gazeta do Povo com Estadão Conteúdo
Presidente da República, Jair Bolsonaro se despede de Salman Bin Abdulaziz Al Saud, Rei da Arábia Saudita.| Foto: José Dias/PR
O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que pretende investir os US$ 10 bilhões prometidos ao Brasil pela Arábia Saudita em obras de infraestrutura, principalmente em ferrovias. Na declaração feita nesta sexta-feira (1º), Bolsonaro diz que pretende, "quem sabe, fazer a saída para o Pacífico, partindo do Acre". Segundo Bolsonaro, a América do Sul não recebeu nenhuma parcela do investimento de US$ 200 bilhões feito pela Arábia Saudita no mundo. "Por quê? Não vou perguntar para ele. Foi por falta de credibilidade", comentou. O presidente esteve na Arábia Saudita na última semana de outubro e prometeu ao Brasil investimentos bilionários. A Gazeta do Povo traz uma reportagem sobre o destino do dinheiro.
Tudo sobre:
Arábia SauditaJair Bolsonaro
+ em Breves
03/11/2019 18:02
Meio ambiente
Trump critica manejo florestal na Califórnia e ameaça cortar verba de combate a incêndios
Casa em chamas na Califórnia: destruição causada pelos incêndios florestais.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que vai cortar o financiamento federal à Califórnia para ajudar a combater os incêndios florestais registrados em todo o estado durante o período de ventos secos de outono. Trump escreveu no Twitter neste domingo (3) que o governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, fez um "terrível trabalho de manejo florestal".
Trump escreveu que, todos os anos, quando os incêndios ganham força, o governador californiano vai ao governo federal para obter ajuda. "Não mais", disse o presidente norte-americano, acrescentando que outros estados não registram o mesmo nível de incêndios. "Eu disse a ele no primeiro dia que nos encontramos que ele precisa 'limpar' o solo da floresta, apesar do que seus chefes, os ambientalistas, solicitassem dele." Newsom respondeu também pelas redes sociais: "Você não acredita em mudanças climáticas. Está desculpado desta conversa". A Califórnia vem sofrendo com incêndios florestais imensos.
Tudo sobre:
Califórnia Donald Trump EUA - Estados Unidos Meio Ambiente
03/11/2019 17:10
São Paulo
“É preciso não confundir conservadorismo com autoritarismo”, diz Barroso
Estadão Conteúdo
O ministro do STF Roberto Barroso.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Roberto Barroso disse neste domingo (3) ter convicção de que a democracia no Brasil não está em risco e considerou "contundente" a reação da sociedade às declarações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre o AI-5 durante a semana.
"Vivemos uma onda conservadora, mas é preciso não confundir conservadorismo com autoritarismo", disse o ministro durante um talk-show no clube Hebraica, em São Paulo, no encerramento da 50º Convenção Anual da Conib (Convenção Israelita do Brasil). "O que eu diria é que o mundo vive um momento difícil em relação à democracia", acrescentou. Barroso defendeu, ainda, uma mudança no sistema eleitoral, com base no voto distrital. "Acho que se não mudarmos o sistema eleitoral, vamos ficar andando em círculos."
Tudo sobre:
Conservadorismo Democracia
Comentários [ ]
Para comentar, faça login em sua conta.
COMENTÁRIOS
Gazeta do PovoRepúblicaBrevesBolsonaro pretende usar dinheiro árabe em ferrovias do Acre ao Pacífico
Acompanhe a Gazeta do Povo nas redes sociais
Sobre
Conheça a Gazeta
100 Anos Gazeta do Povo
Expediente
Mapa do Site
Termos de Uso
Dúvidas Frequentes
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Agência de Notícias
Clube Gazeta
Minha Conta
Anuncie
Assine"
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/bolsonaro-pretende-usar-dinheiro-arabe-em-ferrovias-do-acre-ao-pacifico/
Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
RepúblicaBreves
01/11/2019 12:04h
Bilhões de dólares
Bolsonaro pretende usar dinheiro árabe em ferrovias do Acre ao Pacífico
Gazeta do Povo com Estadão Conteúdo
Presidente da República, Jair Bolsonaro se despede de Salman Bin Abdulaziz Al Saud, Rei da Arábia Saudita.| Foto: José Dias/PR
O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que pretende investir os US$ 10 bilhões prometidos ao Brasil pela Arábia Saudita em obras de infraestrutura, principalmente em ferrovias. Na declaração feita nesta sexta-feira (1º), Bolsonaro diz que pretende, "quem sabe, fazer a saída para o Pacífico, partindo do Acre". Segundo Bolsonaro, a América do Sul não recebeu nenhuma parcela do investimento de US$ 200 bilhões feito pela Arábia Saudita no mundo. "Por quê? Não vou perguntar para ele. Foi por falta de credibilidade", comentou. O presidente esteve na Arábia Saudita na última semana de outubro e prometeu ao Brasil investimentos bilionários. A Gazeta do Povo traz uma reportagem sobre o destino do dinheiro.
Tudo sobre:
Arábia SauditaJair Bolsonaro
+ em Breves
03/11/2019 18:02
Meio ambiente
Trump critica manejo florestal na Califórnia e ameaça cortar verba de combate a incêndios
Casa em chamas na Califórnia: destruição causada pelos incêndios florestais.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que vai cortar o financiamento federal à Califórnia para ajudar a combater os incêndios florestais registrados em todo o estado durante o período de ventos secos de outono. Trump escreveu no Twitter neste domingo (3) que o governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, fez um "terrível trabalho de manejo florestal".
Trump escreveu que, todos os anos, quando os incêndios ganham força, o governador californiano vai ao governo federal para obter ajuda. "Não mais", disse o presidente norte-americano, acrescentando que outros estados não registram o mesmo nível de incêndios. "Eu disse a ele no primeiro dia que nos encontramos que ele precisa 'limpar' o solo da floresta, apesar do que seus chefes, os ambientalistas, solicitassem dele." Newsom respondeu também pelas redes sociais: "Você não acredita em mudanças climáticas. Está desculpado desta conversa". A Califórnia vem sofrendo com incêndios florestais imensos.
Tudo sobre:
Califórnia Donald Trump EUA - Estados Unidos Meio Ambiente
03/11/2019 17:10
São Paulo
“É preciso não confundir conservadorismo com autoritarismo”, diz Barroso
Estadão Conteúdo
O ministro do STF Roberto Barroso.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Roberto Barroso disse neste domingo (3) ter convicção de que a democracia no Brasil não está em risco e considerou "contundente" a reação da sociedade às declarações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre o AI-5 durante a semana.
"Vivemos uma onda conservadora, mas é preciso não confundir conservadorismo com autoritarismo", disse o ministro durante um talk-show no clube Hebraica, em São Paulo, no encerramento da 50º Convenção Anual da Conib (Convenção Israelita do Brasil). "O que eu diria é que o mundo vive um momento difícil em relação à democracia", acrescentou. Barroso defendeu, ainda, uma mudança no sistema eleitoral, com base no voto distrital. "Acho que se não mudarmos o sistema eleitoral, vamos ficar andando em círculos."
Tudo sobre:
Conservadorismo Democracia
Comentários [ ]
Para comentar, faça login em sua conta.
COMENTÁRIOS
Gazeta do PovoRepúblicaBrevesBolsonaro pretende usar dinheiro árabe em ferrovias do Acre ao Pacífico
Acompanhe a Gazeta do Povo nas redes sociais
Sobre
Conheça a Gazeta
100 Anos Gazeta do Povo
Expediente
Mapa do Site
Termos de Uso
Dúvidas Frequentes
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Agência de Notícias
Clube Gazeta
Minha Conta
Anuncie
Assine"
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/bolsonaro-pretende-usar-dinheiro-arabe-em-ferrovias-do-acre-ao-pacifico/
Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
ciencia-tecnologia-logistica-transportes: Bolsonaro diz que investimento árabe poderá ser us...
ciencia-tecnologia-logistica-transportes: Bolsonaro diz que investimento árabe poderá ser us...: Rio Branco, Acre, Domingo, 3 de Novembro de 2019 Política Polícia Blogs e Colunistas TV ContilNet Municípios Es...
ciencia-tecnologia-logistica-transportes: Bolsonaro diz que vai usar US$ 10 bilhões da Arábi...
ciencia-tecnologia-logistica-transportes: Bolsonaro diz que vai usar US$ 10 bilhões da Arábi...: g1 globoesporte gshow vídeos MINHA CONTA E-MAIL ENTRAR › Extra Online FOTO Extra Digi...
Boletim da ANBA de 1º de novembro de 2019
|
Boletim da ANBA de 30 de outubro de 2019
|
Assinar:
Postagens (Atom)