quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Helder Barbalho toma posse como governador do PARÁ

Por G1 PA — Belém
 

Helder Barbalho tomou posse em cerimônia na Alepa. — Foto: Reprodução/ TV AlepaHelder Barbalho tomou posse em cerimônia na Alepa. — Foto: Reprodução/ TV Alepa
Helder Barbalho tomou posse em cerimônia na Alepa. — Foto: Reprodução/ TV Alepa
O governador eleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), e o seu vice, Lúcio Vale, tomaram posse oficialmente durante cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (1º) no plenário da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) em Belém. Ao fim da cerimônia, Helder recebeu a faixa governamental das mãos da esposa, em solenidade em frente ao Museu Histórico do Pará, Palácio Lauro Sodré. O ex-governador Simão Jatene avisou que não compareceria para passar a faixa.
A cerimônia, que estava prevista para iniciar 9h, começou por volta de 9h40. Presidiu a solenidade a presidente em exercício da Alepa, Cilene Couto. Participaram da mesa os pais de Helder, o senador Jader Barbalho e a deputada federal Elcione, além de autoridades municipais e estaduais. No plenário estiveram presentes os deputados e membros do secretariado de Helder, que levou também os filhos pequenos para a cerimônia.
--:--/--:--
Helder Barbalho assume, oficialmente, o governo do Pará em cerimônias em Belém
Helder, que venceu as eleições 2018 no segundo turno com 55,43% dos votos (2.068.319 votos), ainda fará cerimônias de posse em Marabá, no sudeste do estado, às 15h e, em Santarém, no oeste do Pará, às 18h30. Esta é a primeira vez que um governador toma posse, em um ato simbólico, em três cidades diferentes.
Jader Barbalho beija o filho, o governador Helder Barbalho, no dia da posse.  — Foto: Reprodução/ TV AlepaJader Barbalho beija o filho, o governador Helder Barbalho, no dia da posse.  — Foto: Reprodução/ TV Alepa
Jader Barbalho beija o filho, o governador Helder Barbalho, no dia da posse. — Foto: Reprodução/ TV Alepa
Após assinar o termo de posse, Helder fez um discurso. Ele pediu apoio da Alepa para aprovar as políticas necessárias.   — Foto: Reprodução/ TV AlepaApós assinar o termo de posse, Helder fez um discurso. Ele pediu apoio da Alepa para aprovar as políticas necessárias.   — Foto: Reprodução/ TV Alepa
Após assinar o termo de posse, Helder fez um discurso. Ele pediu apoio da Alepa para aprovar as políticas necessárias. — Foto: Reprodução/ TV Alepa
A programação de posse do governador eleito iniciou no dia 18 de dezembro, com a diplomação dos candidatos eleitos aos cargos de governador, vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Na segunda-feira (31), ocorreu uma missa em Ação de Graças, celebrada pelo Arcebispo Dom Alberto Taveira, na Catedral Metropolitana de Belém.
Helder prometeu que mudanças vão acontecer em seu governo. "Temos a responsabilidade de, daqui para frente, cuidar deste estado, cuidar de milhões de paraenses, e fazer com que a esperança do nosso povo se transforme em obras, serviços e qualidade de vida”, declarou o novo governador.
Milhares de pessoas acompanham a cerimônia de posse de Helder Barbalho — Foto: Reprodução/ TV AlepaMilhares de pessoas acompanham a cerimônia de posse de Helder Barbalho — Foto: Reprodução/ TV Alepa
Milhares de pessoas acompanham a cerimônia de posse de Helder Barbalho — Foto: Reprodução/ TV Alepa

Helder Barbalho

Helder Zahluth Barbalho nasceu em Belém, tem 39 anos, é graduado em Administração e pós-graduado com o título de MBA Executivo em Gestão Pública. É o presidente em exercício do MDB no Pará.
No ano 2000, foi eleito vereador de Ananindeua. Dois anos depois se elegeu deputado estadual. No Legislativo Estadual, apresentou projetos direcionados em especial às questões de segurança, educação e de combate às desigualdades sociais. Presidiu e foi relator da Comissão de LDO, PPA e LOA.
Helder assumiu a Prefeitura de Ananindeua, terceira maior cidade da Amazônia, com 25 anos de idade, em 2005. Ainda como prefeito de Ananindeua, assumiu a presidência da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep). Em 2008, foi reeleito, no 1º turno, à Prefeitura de Ananindeua.
Em 2014 concorreu ao cargo de governador do Estado do Pará, chegou a ganhar o primeiro turno com 49,8%, mas foi derrotado no segundo turno para Simão Jatene (PSDB).
Helder atuou nos últimos anos como Ministro da Pesca e Aquicultura, de janeiro de 2015 a outubro de 2015. Foi ainda ministro da Secretaria Nacional dos Portos, no período de outubro de 2015 até abril de 2016. E esteve à frente do Ministério da Integração Nacional, de 12 de maio de 2016 até 6 de abril de 2018.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário